21/08/2023

É necessário ter equipe médica e ambulância no meu evento?

equipe médica e ambulância em evento

Ao planejar um evento, seja ele uma feira, uma palestra, uma formatura, um show ou qualquer outra atividade que reúna pessoas, é crucial considerar não apenas os aspectos logísticos e temáticos, mas também a segurança e o bem-estar dos participantes.

A presença de uma equipe médica qualificada e a disponibilidade de atendimento médico emergencial com ambulâncias são aspectos vitais que não podem ser negligenciados em meio a todos os detalhes do planejamento.

Eventos é uma palavra originária de “Eventualidade”

O que acontece se alguém passar mal? Ou se alguém se ferir ou se machuca gravemente? Além do convidado correr certo risco de saúde, você, como organizador do evento, pode responder diretamente por qualquer eventualidade. Afinal, evento é uma palavra originada de outra: eventualidade.

O que diz a lei Brasileira sobre a necessidade de cobertura médica em eventos?

Mesmo diante da importância de ter uma equipe médica para fazer a cobertura de um evento, você ainda deve estar preocupado com o que diz a lei sobre a obrigatoriedade de equipe média nos eventos. Saiba que a portaria 1139, de 2013, do Ministério da Saúde impõe a obrigatoriedade de equipe médicas em eventos, ou seja, se você quer fazer um evento que esteja de acordo com as normas, tenha isso em mente.

No Brasil, a legislação estabelece diretrizes específicas relacionadas à presença de equipe médica em eventos. Um exemplo é a exigência de ter uma ambulância presente em reuniões com mais de 1500 pessoas, como shows, vestibulares e convenções de grande porte. É importante destacar que essas normas podem variar dependendo da cidade ou região onde o evento ocorre. Portanto, é fundamental consultar a legislação local para garantir a conformidade.

Toda organização de eventos que precise de assistência médica deve dispor de serviços próprios ou terceirizados. E todos os profissionais da equipe médica contratada devem estar devidamente inscritos no CRM – Conselho Regional de Medicina. 

Importância da ambulância para eventos

A ambulância para eventos deve ser contratada para garantir os primeiros atendimentos médicos necessários a quem esteja precisando, entendendo a importância de manter uma equipe especializada nos eventos, uma vez que, quando se junta um grande número de pessoas, estamos sujeitos às mais diversas situações, muitas delas oferecendo riscos.

Leia também  Barman para Festas em São Paulo

Mesmo com uma boa equipe de segurança, por exemplo, é praticamente impossível conter um tumulto e, quando isso ocorre, tudo pode acontecer, desde esbarrões até pessoas pisoteadas. A contratação de um serviço de atendimento de emergência médica de qualidade vai garantir melhores condições para o evento e evitar que casos mais graves não tenham solução, o que poderia comprometer a realização do evento e trazer sérios prejuízos para os organizadores.

Na contratação da ambulância para eventos é preciso ter atenção com relação ao número de pessoas que irão participar. Cada tipo de evento necessita de cuidados diferenciados, tanto com a segurança quanto com os primeiros socorros.

Qual a diferença entre os tipos de equipe médica?

Cada porte de evento demanda um serviço especializado de emergência médica e uma estrutura específica para abrigar o tamanho do público que irá frequentar o evento. Independente se o evento for ter DJ ou Banda é imporante dimensionar as eventualidades.

A assistência médica para cobertura de eventos depende do tempo de duração do evento, da localização do evento, se é em um lugar aberto ou fechado, quantas pessoas irão frequentar, a faixa etária, a quantidade de bebidas alcoólicas, entre outras variáveis que influenciam diretamente no atendimento médico prestado.

Por essa razão, é de extrema relevância que seja feito um planejamento e uma organização do evento levando em consideração o bem-estar, a segurança e a saúde dos frequentadores do local que acontecerá o evento. Assim, se você está organizando um grande evento, não deixe de lado o investimento em uma equipe médica de qualidade para proporcionar uma experiência segura e tranquila para quem estará no evento.

Na maior parte dos casos, as equipes médicas contratadas oferecem serviços de remoção simples, remoção de UTI, remoção de UTI pediátrica e outros serviços. Mas é claro que você deve avaliar se vai necessitar de outros profissionais da área da segurança para a prestação de serviços de emergência diferentes.

Como preparar um evento com segurança?

A contratação de uma equipe médica destinada à cobertura de eventos pode ser utilizada em festas, confraternizações, eventos esportivos, políticos, culturais e de todos os outros segmentos.

Leia também  15 músicas para entrada do noivo na cerimônia de casamento

Para te informar ainda mais sobre a legislação que regulamenta a presença de equipes médicas para a cobertura de eventos, trouxemos como exemplo a cidade de São Paulo.

Em São Paulo, existe um decreto municipal que garante a necessidade da permanência de uma ambulância em locais que irão abrigar grandes eventos, como concursos, provas de vestibular, entre outros. Como dissemos anteriormente, as ambulâncias são exigidas para a realização de eventos que irão reunir uma quantidade maior ou igual a 1500 pessoas.

Impacto na Reputação e Imagem

O cuidado com a saúde e o bem-estar dos participantes não apenas é uma responsabilidade moral, mas também reflete diretamente na imagemdos responsáveis que estão promovendo o evento. Se um incidente ocorrer e não houver atendimento médico disponível, isso pode resultar em danos irreparáveis à reputação, inclusive respondendo por crimes no sistema judiciário.

Lembre-se de que priorizar a segurança e o bem-estar dos participantes não apenas atende às diretrizes legais, mas também solidifica uma imagem de responsabilidade e cuidado por parte da sua marca. A equipe médica é um componente fundamental para um evento bem-sucedido e seguro.

Tags:

Deixe seu Comentário

1 Whatsapp